Copa do Brasil: Teste para invencibilidade do ABC no Frasqueirão
Sem perder no estádio Frasqueirão desde o dia 23 de janeiro de 2022, o ABC tem uma missão complicada hoje para manter essa marca intacta. A equipe potiguar vai encarar ninguém menos que o Grêmio, que já encantou o país com um futebol leve e ofensivo anos atrás, mas que agora vem processando um trabalho de recuperação do clube, que é um dos mais vencedores do país, mas que ano passado disputou a Série B. Comandado por Renato Gaúcho, o time tricolor vem a Natal disposto a construir uma boa vantagem para administrar no segundo encontro com os potiguares.
Do lado abecedista, mesmo com imenso respeito pelo oponente, Fernando Marchiori disse que não vai modificar o estilo de jogo de sua equipe e vai tentar sufocar os gremistas atrás de mais uma vitória na condição de mandante. A partida tem o início previsto para às 21h30.
Essa já é a segunda vez que o Alvinegro encara uma equipe nesta mesma condição. Antes foi o Vasco, que em termos esportivos vive uma situação igual a do Grêmio e acabou sucumbindo no duelo ante os potiguares, que eliminou a equipe carioca nos pênaltis dentro do estádio de São Januário-RJ. Naquela ocasião, os vascaínos vinham super motivados por uma vitória sobre o Flamengo, na disputa do Campeonato Carioca. O esquema montado para segurar o poder ofensivo dos cruzmaltinos funcionou e o ABC ainda teve chances de definir a classificação dentro do tempo regulamentar.
Agora a meta é eliminar outro gigante do futebol nacional, que vem com força máxima, mas a questão não provoca nenhuma espécie de temor na comissão técnica abecedista. Confiança é o que não falta ao representante potiguar, justamente devido ao excelente retrospecto como mandante, que faz qualquer um adversário que vier atuar em Natal, respeitar a condição do ABC.
Até aqui são 32 jogos sem perder como mandante, desse montante, Marchiori responde por um total de 28 partidas, distribuídos em 21 vitórias e sete empates. Só na atual temporada, onde já recebeu o Fortaleza, que faz parte da elite do futebol nacional, foram 10 vitórias e um empate atuando em casa.
Se o Grêmio chegou à capital potiguar sem o lateral-esquerda Reinaldo, que vai ficar cinco semanas em tratamento de uma lesão no joelho. Do lado de cá, o comandante alvinegro também tem as suas preocupações no sistema defensivo, só que pelo lado direito.
Com Alemão em fase final de recuperação de uma lesão muscular e sem poder contar com Gedeílson, o reserva imediato, pelo fato de o atleta já ter defendido o Ypiranga-RS na Copa do Brasil e estar impedido de atuar por outro clube na competição, o técnico fernando Marchiori deixou um grande ponto de interrogação quando indagado a tratar sobre a questão.
Caso não possa promover o retorno do titular, é bem provável que seja escalado um zagueiro para atuar na lateral. Só que com essa opção, o clube perde um bom poder de fogo no momento de subir ao ataque, pelo fato de tanto Alemão quanto Gedeílson apoiarem bastante. Outra opção será improvisar o atacante Fábio Lima pelo setor, mas neste caso, a equipe perderia muito na marcação ao adversário.
Fonte: Tribuna do Norte.