Festa do Boi: Sebrae atrai público com inovação e empreendedorismo rural

Cerca de 10 mil pessoas têm visitado, diariamente, a Agência Sebrae na Festa do Boi, que acontece até sábado 18 no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. No local, os visitantes conhecem produtos regionais, participam de oficinas e vivenciam experiências ligadas ao agronegócio e à inovação rural.

Um dos destaques é a exposição de produtos identificados com o selo Feito Potiguar, criado pelo Sebrae para valorizar a produção no Rio Grande do Norte. O gestor da agência, Elton Alves, disse que o objetivo do selo é fortalecer a identidade e o consumo dos produtos regionais.

“O selo identifica muito bem que produtos são esses que valorizam a nossa identidade, que promovem o desenvolvimento local”, afirmou Elton, em entrevista ao programa Central Agora RN, da TV Agora RN (YouTube).

O visitante encontra no espaço uma vitrine de produtos regionais que refletem o potencial do Rio Grande do Norte, com oportunidades de degustar, comprar e conhecer o trabalho de pequenos empreendedores. O público pode identificar facilmente os produtos certificados, o que facilita o apoio consciente ao comércio local.

Capacitações e seminários com foco técnico

Outro pilar da atuação do Sebrae na Festa do Boi é a capacitação profissional. A programação de cursos, palestras e seminários reúne uma série de atividades voltadas às cadeias produtivas atendidas pelo Sebrae.

O gestor destacou ainda o palco “Juntos pelo Agro”, espaço compartilhado por diversas instituições parceiras, como a Escola Agrícola de Jundiaí (UFRN) e o Conselho de Medicina Veterinária, que promovem debates e apresentações técnicas com grande participação do público.

Os seminários têm capacidade para até 300 pessoas e abordam temas atuais sobre inovação, sustentabilidade e boas práticas no campo. Segundo Elton, o objetivo é “fomentar cada vez mais a inovação e a sustentabilidade dos negócios rurais”, além de estimular a troca de experiências entre produtores e técnicos.

Fazendinha: uma experiência prática para o público

Um dos espaços mais visitados, segundo o gestor, é a Fazendinha Sebrae, que apresenta modelos de negócios rurais sustentáveis e permite que o visitante conheça de perto atividades como avicultura, bovinocultura, aquicultura e meliponicultura.

“Nós apresentamos outros modelos de negócios rurais e, lá, as pessoas interessadas podem bater um papo com os consultores, com os especialistas e entender como desenvolver, de modo sustentável, cada uma dessas atividades”, afirmou Elton.

Entre as estruturas disponíveis, estão tanques de criação de camarões e peixes, um meliponário (espaço para produção de mel de abelhas sem ferrão), uma horta agroecológica e uma queijeira modelo, que demonstra na prática os processos de fabricação de produtos artesanais com os padrões legais exigidos.

“Ela atende todos os padrões legais exigidos para a produção de queijos e doces aqui no Estado. O visitante pode conhecer de perto e participar das oficinas diárias”, detalhou.

As oficinas, conduzidas por produtores convidados, acontecem diariamente às 18h e lotam a fazenda. “As pessoas assistem como é feito um queijo de qualidade, um doce também, e podem degustar e adquirir ao final”, acrescentou o gestor.

Além disso, o público tem acesso a tecnologias sociais de baixo custo, como dessalinizadores de água feitos com garrafas PET, fogões solares e biodigestores, exemplos práticos de reaproveitamento de materiais e eficiência energética.

“A gente ajuda o produtor a conviver com a deficiência hídrica, a usar o potencial da energia solar e eólica a seu favor. Tudo isso com resíduos, com materiais que, de repente, estão ali só fazendo volume no quintal da fazenda”, explicou.

Sustentabilidade e transição energética

Um dos eixos centrais da presença do Sebrae na Festa do Boi é a sustentabilidade. O espaço conta com uma área dedicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, onde o visitante pode simbolicamente firmar um compromisso ambiental.

Segundo Elton, o Sebrae oferece atendimento técnico e consultorias mensais para produtores que desejam adotar práticas mais sustentáveis em suas propriedades. Essas ações incluem monitoramento de indicadores ambientais, econômicos e sociais.

Na horta agroecológica montada dentro do espaço, o visitante encontra exemplos de agricultura sem uso de defensivos e orientações sobre agricultura de precisão, com demonstrações de tecnologias de monitoramento e manejo mais eficientes.

“O grande lance é capacitar para mudar a mentalidade, mas, de fato, oferecer tecnologias de baixo custo”, afirmou o gestor, destacando que também há opções de equipamentos de grande porte em exposição no parque, voltados às grandes culturas e produtores com maior capacidade de investimento.

Acesso ao crédito e orientação financeira

Outro tema abordado por Elton Alves foi o acesso ao crédito. No espaço do Sebrae, produtores têm a oportunidade de conversar com representantes de instituições financeiras para obter informações e apoio na aquisição de equipamentos e investimentos sustentáveis.

“O primeiro passo para buscar um crédito é saber o que você está fazendo. Quando você sabe o que faz e onde quer chegar, consegue fazer um bom planejamento, saber para o que vai buscar apoio financeiro e saber fazer um bom uso desse recurso”, afirmou.

Caravanas do interior e democratização do conhecimento

Para ampliar o alcance das ações, o Sebrae organizou 30 caravanas que estão trazendo produtores de diversas regiões do estado para visitar o espaço e participar das atividades. Até o fim da Festa do Boi, o órgão estima que cerca de 2 mil produtores rurais terão participado das visitas técnicas e capacitações.

“Nós temos um universo de 30 caravanas que o Sebrae está realizando, trazendo produtores de diversas regiões e, até o final da semana, chegaremos a um grupo de 2 mil produtores”, revelou Elton.
Segundo ele, as caravanas são uma forma de levar conhecimento e inovação a pequenos e médios produtores, promovendo a integração entre quem produz e quem oferece soluções para o setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *