Fórum Estadual Mineral acontece nesta quinta e sexta com participação da Academia Chinesa de Ciências Geológicas
Voltado para a comunidade científica, acadêmica e setor produtivo, o Fórum Estadual Mineral (FEM) chega à sua quarta edição, reunindo autoridades do setor mineral na Escola de Governo a partir desta quinta-feira (23), às 15h, quando ocorre a abertura oficial do evento. A programação segue até às 17h da sexta-feira, repleta de palestras e contando com a presença de autoridades nacionais e internacionais do setor. Entre elas, representantes da Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM) e do Instituto de Recursos Minerais da Academia Chinesa de Ciências Geológicas (CAGS).
O secretário Jaime Calado recepcionou membros de ambas as instituições de representação chinesa nesta quarta-feira (22), no gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do RN (SEDEC). Foi um momento para dar as boas vindas aos visitantes, interessados em investir na mineração de ferro, lítio e tântalo, entre outros minerais de potencial abundância no RN.
Os senhores Li Jinwen, Cao Dianhu, Jiang Shihong e She Hongquan são pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências Geológicas e vieram para participar do FEM. Os pesquisadores estão familiarizados com os mapas de Geologia e de Recursos Naturais lançados pelo Governo do Estado em edição anterior do Fórum, no ano de 2021, e vêm a campo saber mais sobre o potencial do setor mineral do Estado. “Já estudamos essa área [do Seridó Potiguar] há aproximadamente 5 anos”, disse um dos representantes.
Em abril, o secretário acompanhou a governadora Fátima Bezerra em visita à sede do Instituto de Recursos Minerais da CAGS. À época, o vice-presidente da instituição, Yan Chengyi, e a governadora assinaram um acordo de cooperação que irá trazer avanços na implantação do Laboratório de Certificação de Gemas no Rio Grande do Norte. “Também recebemos este ano aqui no Estado o diretor da ASBM na China, o senhor Chen Jun, que visitou conosco o Centro de Tecnologia Mineral do IFRN, em Currais Novos, onde está sendo instalado o laboratório de gemologia”, explicou o secretário.
O FEM é um evento anual, promovido pelo Governo do Estado, por meio da SEDEC, e IFRN, com média de público de 500 participantes a cada edição. Nos três anos em que foi realizado, o Fórum já promoveu mais de 40 palestras e mesas redondas, promovendo a troca de experiências e provocando discussões importantes no campo técnico e de políticas públicas para enfrentar gargalos e superar desafios, possibilitando um novo horizonte de investimentos na mineração do Rio Grande do Norte e do Brasil.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: https://eventos.ifrn.edu.br/femrn2023/
Fonte: Assecom/ RN via Sedec