Atletas do RN disputam as medalhas em Santiago
A delegação que representa o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, Chile, até o dia 26 de novembro, é formada por 324 atletas com deficiência, dentre os quais 72 treinam diariamente nos Centros de Referência do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), cinco deles são potiguares. Além deles, os dois goleiros convocados para a Seleção de futebol de cegos também integram o projeto.
Os potiguares são: Rosicleide de Andrade (judô), Arthur Silva (judô), João Maria França Júnior (halterofilismo), Maria Luzineide Santos de Oliveira (halterofilismo) e Maria Rizonaide da Silva (halterofilismo).
Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017. Nestes locais são oferecidas modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento. Atualmente, o Comitê, por meio de parcerias com universidades, bem como com secretarias municipais e estaduais, mantém 65 Centros de Referência ativos em 25 estados e no DF – a exceção é o Piauí.
Com exceção ao tênis de mesa, que tem jogos desde a última quinta-feira, 16, as disputas ocorrerão deste sábado (18) a 26 de novembro. Para esta edição, a delegação brasileira conta com 324 atletas, de 23 estados e do DF, em 17 modalidades. São 108 cadeirantes, 79 medalhistas mundiais em 2023, 51 participantes com até 23 anos de idade e 132 estreantes no evento continental.
Fonte: Tribuna do Norte.