Zenaide prestigia abertura da 19ª Fenacam ao lado do ministro André de Paula

A solenidade de abertura da 19ª Feira Nacional do Camarão – Fenacam aconteceu na noite desta terça-feira (14), véspera do feriado da Proclamação da República. A senadora Zenaide Maia esteve no evento ao lado do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, da governadora, Fátima Bezerra, e de Itamar Rocha, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão – ABCC.

A Fenacam é o maior evento técnico, científico e comercial da carcinicultura e aquicultura da América Latina. Paralela à feira, acontece o 16º Simpósio Internacional de Aquicultura reunindo palestrantes do Brasil, Alemanha, Espanha, Noruega, Equador, Vietnã, Áustria, Tailândia, Estados Unidos, Peru e Austrália, bem como estudantes e pesquisadores.

“Além da feira com a participação dos expositores, temos aqui o simpósio que reúne pesquisadores com o que há de mais moderno em ciência e tecnologia na área de aquicultura. A presença do ministro André de Paula engrandece e gera mais visibilidade ao evento, juntamente ao trabalho importante da mídia. Parabenizo o presidente da ABCC, Itamar Rocha e todos os organizadores que realizam essa feita no Rio Grande do Norte pelo 16º ano”, destacou a senadora Zenaide.

O Rio Grande do Norte é o maior exportador de atum do Brasil e um dos maiores produtores de camarão do país. O estado trabalha para buscar novos mercados como China e Europa para aumentar a exportação do camarão do tipo vannamei. O ministro André de Paula se comprometeu em apoiar o setor. “Esse é um desafio que nós vamos vencer. Eu gosto de dizer que um ministro de estado é um advogado que o presidente escolheu para, dentro do seu governo, defender interesses específicos e os setores da economia. Eu sou advogado da pesca e aquicultura no governo do presidente Lula. E esse é um governo que tem compromisso, que tem sensibilidade e nós vamos usar todo esse peso político que o ministério confere para dar voz e para dar vez ao setor. Nós vamos dar maior credibilidade ao nosso setor e esse é o nosso desafio”, assegurou o ministro.

Ainda estiveram presentes parlamentares, representantes de diversas instituições públicas e privadas, secretários, estudantes e empresários.

Deixar uma resposta