A chegada de turistas estrangeiros ao Rio Grande do Norte cresceu 91,97% no comparativo entre o primeiro semestre deste ano com igual período de 2022. Os dados, da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, indicam que, de janeiro a junho do ano passado, 4.359 turistas estrangeiros chegaram ao Estado. Em 2023, o número foi a 8.368 nos primeiros seis meses. Os dados mostram que o RN foi o terceiro estado do Nordeste brasileiro que mais recebeu turistas nesse primeiro semestre do ano, abaixo apenas da Bahia (63.227) e de Pernambuco (23.805). O cenário local segue uma tendência de crescimento registrada em todo o Brasil. De acordo com a Embratur, de janeiro a junho deste ano, o País recebeu 3,246 milhões de turistas estrangeiros, o que representa 92% do total registrado nos 12 meses de 2022 (3,6 milhões).
Segundo o chefe de Inteligência da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Arthur Vasconcelos, a alta no RN se dá, dentre outros pontos, em razão da reativação dos mercados emissores internacionais para o Estado, que vem sendo realizada desde o início da retomada pós-pandemia. A Emprotur é uma sociedade de economia mista vinculada à Secretaria de Turismo (Setur-RN). Segundo Arthur Vasconcelos, Argentina, Portugal, Chile, Estados Unidos e Uruguai, nesta ordem, são os países que mais enviam turistas ao RN, que ocupa o 13º lugar no ranking nacional, que pode ser alterado ao longo do ano.
Para Arthur Vasconcelos, o trabalho executado pela própria Emprotur e pela Embratur, é outro fator que tem contribuído para o atual cenário. “A nova forma de trabalho adotada na Emprotur desde 2019 foi diretamente responsável por isso. Hoje, o uso da inteligência de mercado é um dos grandes diferenciais na gestão do turismo do nosso destino, o que nos permite identificar e captar de forma mais eficiente os turistas que desejam chegar ao Estado, além de compreender seus comportamentos e suas principais necessidades”, explicou.
“Por fim, a reconstrução da imagem internacional do Brasil por parte da Embratur foi essencial para o aumento do fluxo de turistas estrangeiros no Rio Grande do Norte”, complementou Vasconcelos. Para o chefe de Inteligência da Emprotur, diversas atividades estão previstas com foco nos turistas de fora do Brasil. “Está em nosso planejamento a participação em feiras e roadshows para o segundo semestre do ano, assim como a realização de campanhas cooperadas, no mercado sul-americano e no mercado europeu. O formato e os destinos onde ocorrerão essas campanhas foram escolhidos de maneira estratégica, a partir da análise de dados realizada pelo setor de inteligência da Emprotur”, pontua.
Quem trabalha no setor, vibra com os números. É o caso de Damien Hettinger, concierge de um hotel em Ponta Negra, principal região turística de Natal. “Tem um aumento significativo que é perceptível, dos turistas de um modo geral, incluindo os estrangeiros. É um público que tem um potencial de consumo maior e isso acaba impactando de forma positiva na hospedagem e no setor de alimentação e passeios. A gente que trabalha na parte receptiva vê essa retomada de forma gratificante. O turista estrangeiro é muito bem-vindo”, comemora.