Pressionada, Prefeitura de Natal recua e suspende remoção de árvores na Jaguarari

O corte de árvores na Avenida Jaguarari, em Natal, foi suspenso temporariamente pela Prefeitura do Natal após protestos realizados por moradores, políticos e ativistas na tarde de segunda-feira (10) e também na manhã desta terça-feira (11). Mais cedo, houve um protesto de moradores e o vereador Robério Paulino chegou a se acorrentar a uma das árvores que seria cortada.

O corte de árvores que ficam no canteiro central da via foi iniciado na segunda-feira (10). O secretário Irapoã Nóbrega, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), chegou a divulgar um vídeo explicando a medida, que tinha o objetivo de melhorar o passeio público, visto que serviria para alargar as calçadas.

Além disso, segundo a Prefeitura, caberia esclarecer “que a maioria das árvores removidas são de espécies exóticas e invasoras, o nim – originário da Índia – e a algaroba, nativa do Perú. Tais espécies competem com as plantas nativas e podem causar danos à biodiversidade local. Por fim, as novas calçadas contarão com árvores nativas, respeitando a biodiversidade local e garantindo o sombreamento da área de caminhada do pedestre”.

Na manhã de hoje, no entanto, após as críticas, Irapoã confirmou a informação sobre a suspensão dos cortes das árvores. Uma reunião vai ser realizada com as secretarias responsáveis pelas obras na via, para reavaliar a necessidade de supressão da vegetação.

 

Fonte: Portal da 96 FM.

Deixar uma resposta