Casas em rua onde cratera se abriu seguem interditadas em Natal

As casas da Rua Boavista, no bairro Nordeste, Zona Oeste de Natal, onde uma cratera se abriu há cerca de uma semanaseguem interditadas e sem prazo para serem liberadas. A informação foi confirmada pela Defesa Civil, que atualizou ainda que o número de residências interditadas subiu de 11 para 13.

Nesta sexta-feira (23), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluiu a troca de tubulações e o aterro da rua. A cratera havia aberto após o rompimento da antiga tubulação.

Segundo a Defesa Civil de Natal, apesar disso, a liberação das residências só pode ocorrer após a conclusão de todas as etapas da obra, inclusive pavimentação, e uma nova avaliação das casas em risco.

“A liberação fica condicionada à conclusão do serviço e o cessar do risco. O risco vai ser cessado quando toda tubulação tiver sido trocada, a rua tiver completamente repavimentada e a cratera fechada em definitivo”, explicou a diretora da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá.

“A partir desse momento é que nós voltaremos aos imóveis, avaliaremos um por um para ver se não ficou nenhum risco remanescente, se nenhum imóvel sofreu rachadura, se houve algum abalo na estrutura do imóvel devido a essa cratera e aí, em constatada a situação em cessar o risco, nós começamos a liberar os imóveis”.

Área isolada

Um dos moradores que teve a casa interditada foi o pedreiro Luiz Oliveira, que atualmente está sem emprego. A enteada dele alugou uma casa para ele e a esposa ficarem enquanto a residência na Rua Boa Vista não é liberada.

Apesar disso, ele vai ao local todos os dias para pegar comida, já que boa parte da feira ficou na casa quando eles saíram às pressas na manhã de domingo após a interdição da Defesa Civil.

“Quero voltar pra minha casa, que eu estou sofrendo. Não é brincadeira não”, lamentou.

Segundo ele, o município ofereceu abrigo – que eles recusaram -, deu dois colchonetes e uma cesta básica “bem pequenininha”, como definiu.

“Nós dormimos no chão. Eu venho aqui pegar ‘o comer’. Mas a ordem é não ficar na casa. Estou esperando que o pessoal termine esse serviço pra gente voltar”, disse.

Apesar da ida diária na residência, a recomendação da Defesa Civil é que esses locais fiquem isolados enquanto a obra ainda não for concluída na rua.

“Por enquanto a gente recomenda que não retornem aos imóveis até que todo o serviço seja concluído e sejam novamente liberadas as casas pela Defesa Civil”, disse Fernanda Jucá.

“Elas precisam de uma nova avaliação, para garantir que aquele imóvel, mesmo com a abertura da cratera, mesmo fechada, que não sofreru nenhum abalo na estrutura. E, a partir daí, elas [as famílias] poderão voltar”.

Cratera

Onze casas foram interditadas inicialmente pela Defesa Civil municipal após uma cratera se abrir na madrugada de domingo (18) na rua Boa Vista. Esse número atualmente é de 13. O buraco foi causado pelo rompimento da tubulação do sistema de abastecimento de água da Caern.

O acidente aconteceu por volta de 3h, quando o asfalto da rua cedeu e o buraco se abriu. Equipes da Defesa Civil do município e da Caern chegaram ao local às 5h30 e rapidamente contiveram o vazamento.

A Prefeitura de Natal informou que o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para auxiliar na retirada das pessoas das residências onde os acessos e calçadas foram destruídas pelo acidente. Os imóveis foram interditados por risco de desabamento e o espaço foi isolado.

Deixar uma resposta