O adiamento do “Clássico-rei” pode prejudicar as datas do estadual

Alívio ou problema? A questão ronda a cabeça das equipes potiguares, após anúncio de suspensão da rodada. Com calendário apertado e jogadores machucados, o adiamento dos jogos chega como uma sobrevida aos times, no entanto, a falta de datas pode complicar a situação em um futuro próximo.

O adiamento aconteceu devido ao grave problema da Segurança Pública no RN e sem ter a certeza de que o setor público irá restaurar a segurança a tempo do jogo, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) optou por suspender o Clássico-rei deste domingo (19). A decisão foi anunciada na sexta-feira (17), dois dias antes do jogo.
“Todo tempo a mais para o futebol é válido”. Assim esclareceu o gerente de marketing, Antônio Neto. Com isso, surge a possibilidade de Leandro Sena ter mais tempo para que Wallace Pernambucano se recupere e, assim, organizar melhor a parte tática do time. Porém, a equipe alvirrubra já estava vendendo os ingressos para a partida. E, neste ponto, Neto ressaltou que o ingresso é válido independente da data que for marcada. “Quem comprou o ingresso que vai ser remarcado, mas, se por algum motivo, não conseguir ir para o jogo, ele pode solicitar o estorno”, afirmou o gerente de marketing alvirrubro.
Além de ABC e América, partida que envolve as maiores torcidas do RN, a segurança também teria que ser assegurada para o jogo entre Potiguar de Mossoró e Santa Cruz de Natal, que também foi suspenso. “Foi um dos argumentos da própria polícia em ter o foco para toda a cidade. E, nesse evento, pela grandiosidade do evento, seria parte desse policiamento destacado como é pela importância do jogo, mesmo que seja torcida única para se cuidar desse evento.”, ressaltou o presidente da FNF José Vanildo.
E com esse cenário, não há uma nova data de jogos da terceira rodada do Campeonato Potiguar 2023. Por enquanto, as equipes buscam usar essa interrupção involuntária para se reorganizar. No entanto, a reposição do Clássico-rei dependerá do desempenho do ABC nas outras competições.
Em reunião com os representantes dos clubes, Polícia Militar e o secretário de tributação do Estado (SET) Carlos Eduardo Xavier, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, anunciou que irá esperar os jogos do Alvinegro para oficializar uma nova data.
O presidente da FNF esclareceu o motivo da espera: “Na quarta-feira (22), o ABC joga com o Fluminense do Piauí. E esse resultado, se positivo, já implica em jogo no final de semana. A curto prazo, nós vamos aguardar na quarta o resultado dos jogos do ABC para que possamos já formalizar uma alternativa, junto à CBF, de encaixar nesses intervalos”.
O problema da segurança pública junto com as maratonas de jogos do ABC tem promovido adaptações no calendário estadual que tem se modificado pelo avanço do alvinegro nas competições nacionais.
A segunda fase do Campeonato Potiguar estava prevista para acabar no dia 2 de abril, com as mudanças, a final geral pode ultrapassar o prazo do certame. Ou seja, a previsão é que o Estadual termine no começo do Campeonato Brasileiro.
O calendário do futebol potiguar tem o fim de semana reservado para Copa do Nordeste e as datas da semana para a Copa do Brasil. A segunda fase do estadual começou em um fim de semana, dias 25 e 26 de fevereiro. Em teoria, deveria ter ocorrido outra rodada do Potiguar nos dias 4 e 5 de março, mas nessa data teve a competição regional. Dessa forma, só teve rodada do estadual no fim de semana seguinte, nos dias 11 e 12.
Nesse intervalo de tempo, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz de Natal descansaram. Enquanto ABC e América enfrentavam a maratona de jogos. Como o alvirrubro caiu precocemente, não foram necessárias mais alterações no calendário. Já o alvinegro, se classificou e enfrentou uma maratona de quatro jogos em dez dias, sendo dois pela Copa do Nordeste, um pelo estadual e outro pela copa nacional.
Com a vitória em cima do Vasco, a agenda do ABC fica lotada para abril. A terceira fase da Copa do Brasil começa no dia 12/04. Os chaveamentos do regional também começam nesse mesmo dia, mas para isso o ABC precisa se classificar em cima do Fluminense do Piauí. Antes disso, precisa passar pelas rodadas dos dias 25, 26, 28 e 29 de março.
Com esse adiamento e as adaptações que podem ocorrer caso o ABC avance nas competições, a FNF terá que reagendar as quatro rodadas que restam para finalizar o Campeonato Estadual antes do início do Brasileirão. A Série B está acertada para começar no dia 14 de abril, com o ABC enfrentando o Londrina/PR fora de casa. Enquanto a Série C está prevista para se iniciar no dia 2 de maio com o América em campo, dentro de casa, contra o Ypiranga/RS.
Fuga do rebaixamento
Além disso, a FNF ainda terá que aguardar a decisão do julgamento dos recursos de Alecrim e Potyguar de Currais Novos para marcar o jogo que definirá o rebaixamento de uma das equipes. “As decisões do tribunal que estão devem ocorrer brevemente, ainda essa semana, a nível de tribunal e não afetam o posicionamento a continuidade dos jogos”, esclareceu o José Vanildo.
Apesar da espera pela decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do RN (TJD/RN), o campeonato segue normal. “Agora o campeonato continua normal, lamentavelmente nós estamos vivendo um clima de guerra que impôs a mudança dos jogos do fim de semana. Isso vai ser superado pelo avanço ou não do ABC”, reforçou o presidente da FNF.
Fonte: Tribuna do Norte.

Deixar uma resposta