A Câmara Municipal de Parnamirim vai realizar nesta quinta-feira, a partir das 14h, uma audiência pública para debater o projeto “Parnamirim Aeroporto Digital”. O evento acontecerá na sede da Câmara, na Cohabinal. A sessão foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Dr. César Maia (MDB), e tem como objetivo discutir os detalhes e impactos da iniciativa, que promete transformar a área do antigo Aeroporto Augusto Severo em um moderno polo de inovação.
De iniciativa da Prefeitura, o projeto visa integrar tecnologia, pesquisa e desenvolvimento ao potencial histórico e econômico de Parnamirim, com foco especial no setor aeronáutico. A proposta pretende impulsionar o crescimento da cidade, fortalecer a economia local e consolidar o município como referência em inovação e empreendedorismo no Rio Grande do Norte.
A estrutura planejada para o espaço é ampla e multifuncional. O complexo contará com seis salas de aula, 16 ambientes para startups, sala de treinamento, laboratórios de informática e tecnologia, auditório com capacidade para 145 pessoas, além de praça de alimentação, museu, midiateca, sala de projeção de realidade virtual, estúdio de podcast, salas de reuniões e áreas de convivência internas e externas, com amplo estacionamento.
César Maia enfatiza que o “Parnamirim Aeroporto Digital” representa “um passo importante para a cidade ao unir inovação tecnológica e valorização da identidade local, reafirmando o compromisso do município com o desenvolvimento sustentável e a modernização.”
Aeroporto Digital
O projeto Parnamirim Aeroporto Digital é inspirado no Porto Digital, de Recife. A expectativa é que o município abrigue um centro de inovação e conhecimento, juntando tecnologia da informação e comunicação, economia criativa e serviços integrados.
Serão vários ecossistemas voltados para empresas, pesquisadores, empreendedores e estudantes.
Segundo Kelps Lima, secretário municipal de Planejamento e Finanças, o investimento estimado é de R$ 50 milhões, sendo necessária a atração de capital privado numa Parceria Público-Privada (PPP).
O Aeroporto Digital pode ser instalado no período de até 4 anos. Mais de 2 mil empregos podem ser gerados, segundo estimativa da gestão municipal.




