Na última grande chuva em Natal, a apreensão deu lugar ao alívio. O que é bênção na secura sertaneja, por muitos anos foi sinônimo de desespero e prejuízo para os moradores do entorno da Lagoa do Santarém, na Zona Norte. A requalificação e urbanização do espaço, porém, mudou essa realidade. As obras, entregues oficialmente na última sexta-feira 19 pelo prefeito Paulinho Freire, colocam fim a um problema que se estendeu por décadas.
“Trata-se de uma obra histórica para a comunidade do Santarém, e uma comprovação da preocupação da Prefeitura com a dignidade das pessoas. A Lagoa do Santarém agora se torna um ambiente seguro e, também, de convívio social. E a Zona Norte ainda será muito contemplada”, definiu Paulinho.
A nova estrutura da lagoa contou com investimento estimado em R$ 4,5 milhões e dispõe de estação elevatória e modernas bombas de drenagem, que aumentaram a capacidade de absorção das águas de chuva de 10 mm para 55 mm.
O projeto contempla não apenas a lagoa de captação, mas todo o seu entorno, transformado em um complexo de convivência. O espaço reúne ciclovia, pista de caminhada, bowl de skate, minicampo de futebol, quadras poliesportivas e de vôlei.
A área, antes sem iluminação, agora tem novo sistema de luminárias, com mais segurança e condições adequadas para a prática de esportes e atividades de lazer. A Semsur instalou 75 postes de nove metros de altura com 245 luminárias de LED de 100W — sendo 20 equipados com quatro pétalas de iluminação e 55 com três pétalas.
Durante a inauguração, a população já ocupava o espaço revitalizado. Crianças de patins, adolescentes de bicicleta, adultos e idosos na pista de caminhada e no skate park deram vida ao novo ambiente.
Para a secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, a revitalização representa um legado para toda a cidade. “Estamos entregando uma obra completa, para que a população possa fazer uso deste instrumento tão importante. A Lagoa do Santarém deixa de ser um problema histórico e passa a ser um ambiente seguro e bonito. Agora as pessoas poderão dormir tranquilas em dias de chuva.”
“Obra que muda a vida de muita gente”, diz moradora
Moradores do conjunto Santarém, um dos mais populosos da Zona Norte, não esconderam a emoção com as obras de urbanização da lagoa e no seu entorno.
“Chuva forte já deixava a gente alerta, podia ser de madrugada. A água já subiu mais de metro e meio aqui”, contou a moradora Luana Simplício. A dona de casa Adriana Matias, que vive há 34 anos nas proximidades da lagoa, lembrou das perdas sofridas. “Muitas vezes eu largava a casa alagada, tirava o essencial e ia dormir no ginásio da escola. Essa obra vai mudar a vida de muita gente aqui”, celebrou.
A assistente de marketing Ávila Trindade, que mora há seis anos na região e caminhava com seu bebê na pista recém-inaugurada, destacou o impacto positivo da obra. “Ela trouxe vida, lazer e tranquilidade. Eu não podia ver a previsão de chuva, porque sabia que minha casa poderia alagar novamente. Na última vez, sentei na cama e chorei impotente, vendo meus armários tomados pela água”, relatou ela.




