As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foram abertas nesta segunda-feira, 26 de maio, e seguem até o dia 6 de junho. Os interessados devem acessar a Página do Participante, no endereço enem.inep.gov.br/participante, para se inscrever.
A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até o dia 11 de junho. O pagamento pode ser feito via boleto bancário, PIX ou cartão de crédito. Candidatos isentos da taxa também precisam se inscrever normalmente dentro do prazo.
Datas das provas
As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro. Nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas acontecerão em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Horários de aplicação (horário de Brasília)
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início da prova: 13h30
- Término no 1º dia: 19h
- Término no 2º dia: 18h30
Como será a divisão das provas
1º dia – 9 de novembro:
- 45 questões de Linguagens (40 de Língua Portuguesa + 5 de Inglês ou Espanhol)
- 45 questões de Ciências Humanas
- Redação
2º dia – 16 de novembro:
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza
Novidades no Enem 2025
- Pré-inscrição automática: Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio serão automaticamente pré-inscritos. Eles precisarão apenas acessar a Página do Participante para confirmar os dados e escolher a língua estrangeira da prova. Candidatos que já concluíram o ensino médio ou estão nos primeiros anos ainda precisam preencher todo o formulário de inscrição.
- Certificação do ensino médio: Maiores de 18 anos poderão usar o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio, dependendo da nota obtida. Essa possibilidade havia sido retirada desde 2017, quando foi transferida exclusivamente para o Encceja.
Por que fazer o Enem?
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior público e privado no Brasil. O exame é utilizado como critério de seleção por diversas instituições e é obrigatório para participar de programas como Sisu, Prouni e Fies.