Gripe aviária: Idiarn intensifica fiscalizações em granjas comerciais e propriedades no RN após casos no Brasil

Rio Grande do Norte não registrava nenhum caso da doença até esta terça (20). Órgão também faz monitoramento do trânsito de aves vivas, ovos férteis e demais produtos avícolas.

Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) intensificou as fiscalizações em granjas comerciais e propriedades rurais após o dois casos confirmado de gripe aviária no Brasil, registrados no Rio Grande do Sul, e de outros casos suspeitos investigados em território nacional.

No Rio Grande do Norte, no entanto, não havia nenhum caso confirmado e nem suspeito de gripe aviária até esta terça-feira (20).

O Idiarn informou, em nota divulgada nesta terça, que intensificou as ações de vigilância ativa como medida de prevenção diante do cenário no país.

Além da fiscalização em granjas comerciais e propriedades rurais, o órgão reforçou o monitoramento do trânsito de aves vivas, ovos férteis e demais produtos avícolas.

A fiscalização tem sido conduzida através do Programa Estadual de Sanidade Avícola.

Inspeção e notificações de suspeitas

 

O Instituto explicou que capacita frequentemente os fiscais estaduais agropecuários e agentes municipais para uma resposta rápida a qualquer suspeita, reforçando o protocolo de notificação obrigatória nos canais oficiais, como o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet).

“O IDIARN segue atento, em articulação com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), com foco na prevenção, vigilância e pronta resposta, reafirmando o compromisso com a segurança sanitária e a defesa agropecuária do Rio Grande do Norte”, falou o diretor.

O órgão reforçou ainda que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos devidamente cozidos e inspecionados, não havendo risco para os consumidoresEsse reforço já havia sido feito pelo Ministério da Agricultura.

Em caso de suspeitas, a população e os produtores devem acionar o Idiarn ou registrar diretamente a suspeita no e-Sisbravet.

Situação no Brasil

 

O Brasil registrou o seu primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no dia 15 de maio em Montenegro (RS) e, desde então, autoridades locais e o governo federal vêm tomando uma série de medidas para impedir a disseminação da doença entre as aves.

A situação até esta terça-feira estava da seguinte forma:

2 casos confirmados

  • Montenegro (RS) – granja comercial
  • Sapucaia do Sul (RS) – zoológico, onde cisnes morreram

 

4 casos em investigação

  • Ipumirim (SC) – granja comercial
  • Aguiarnópolis (TO) – Granja comercial
  • Salitre (CE) – produção familiar para subsistência
  • Estância Velha (RS) – produção familiar para subsistência

 

3 casos descartados nesta segunda-feira

  • Graccho Cardoso (SE) – produção familiar para subsistência
  • Triunfo (RS) – produção familiar para subsistência
  • Nova Brasilândia (MT) – produção familiar para subsistência

 

➡️ O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves. Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave).

Deixar uma resposta