A engorda da praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, foi concluída no último sábado (25), segundo anunciaram a Prefeitura de Natal e a DTA Engenharia, empresa que faz parte do consórcio contratado pelo município para a obra.
Dois vídeos feitos perto do Morro do Careca, principal cartão postal da cidade, servem de comparação do antes e depois do aterramento. Veja acima.
A draga holandesa Elbe deixou a praia após transportar a última carga de areia e fazer uma manobra jogando água para cima. Segundo a DTA, o ato é conhecido como rainbow – arco íris em inglês, e é uma operação tradicional de despedida de obras.
Maquinas continuaram no local para fazer os acabamentos do aterro, segundo o município. Apesar disso, a prefeitura e a empresa tratam a engorda como encerrada.
A engorda
A obra resultou na ampliação da faixa de areia ao longo de 4,6 quilômetros da orla, iniciando na Via Costeira até o Morro do Careca. Ela foi apontada pela prefeitura como principal intervenção contra a erosão sofrida pelo avanço do mar contra o calçadão e Morro do Careca.
Os trabalhos foram iniciados em 20 de setembro de 2024, às 23h, quando a draga começou a depositar os primeiros 2 mil metros cúbicos de areia. Ao todo, 1 milhão de metros cúbicos de areia foram utilizados para ampliar a área de praia.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, a obra garante proteção e estabilidade da linha da costa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/9/A/CQBQPZSdGxT1HBM0XZOQ/whatsapp-image-2025-01-25-at-13.22.48.jpeg)
Draga ‘se despede’ de Ponta Negra em Natal — Foto: Prefeitura de Natal/Divulgação
“Atualmente, a região da praia de Ponta Negra arrecada cerca de 400 milhões de ICMS, segundo a Fecomércio. Com a obra da engorda, esse número vai subir 30%, chegando a arrecadar 120 milhões. Ou seja, a obra que custou 75 milhões em menos de um ano vai proporcionar o retorno para o poder público”, disse.
“Todos os desafios técnicos e ambientais foram superados, não tendo havido nenhuma intercorrência sequer durante a exitosa execução dessa obra”, disse o presidente da DTA, responsável pela obra, João Acácia Gomes de Oliveira Neto.
Nos últimos quatro anos, a empresa realizou sete obras de alargamento de praias no Brasil. A empresa ainda possui mais 4 praias no Espírito Santo contratadas para esse ano e parte do próximo..