Governo e Prefeitura de Mossoró decretam luto oficial pela morte do Padre Sátiro
O Governo do Estado emitiu nota de pesar pelo falecimento do padre Sátiro Cavalcanti Dantas, decano da Diocese de Mossoró, ocorrido no início da tarde desta segunda-feira (27), aos 93 anos. Ele estava internado no Hospital Wilson Rosado. A Prefeitura de Mossoró decretou luto oficial de 5 dias pela morte do sacerdote. Já o governo do Rio Grande do Norte decretou luto oficial de três dias.
“O Governo do Estado do Rio Grande do Norte lamenta profundamente a partida de Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, pauferrense que adotou Mossoró como sua terra ainda jovem, quando ingressou no seminário. Nomeado diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia em 1961, onde ficou até 2016, Padre Sátiro foi incansável na luta pela educação. Teve papel fundamental na estadualização da Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN), hoje Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde foi reitor, marca histórica em defesa do ensino público para todos, o que o consolidou com a marca de “Padre educador”. O Rio Grande do Norte perde um dos seus filhos ilustres e notáveis. Que Deus o receba em seus braços e conforte a todos os que ficam com a saudade”, diz a nota do Governo do RN.
A Diocese de Mossoró também se pronunciou através de nota. “Após um longo período de luta por sua saúde, Pe Sátiro partiu para a Casa do Pai (…). Que o Bom Deus acolha em seus braços este servo fiel, dando-lhe a recompensa por todo o bem que fez entre nós. Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno e que a luz perpétua o ilumine”.
“Acabamos de receber a lamentável notícia do falecimento do nosso querido padre Sátiro. Informo que estamos cancelando o evento do Mossoró Realiza 2ª fase, que seria realizado hoje, bem como minha agenda em Brasília, que faria essa semana”, escreveu o prefeito Allyson Bezerra nas redes sociais.
Segundo o governo do estado, o Padre Sátiro Cavalcanti Dantas era natural de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, mas adotou Mossoró como sua terra ainda jovem, quando ingressou no seminário.
Ele foi nomeado diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia em 1961, onde ficou até 2016.
“Defensor incansável da educação, teve papel fundamental na estadualização da Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN), hoje Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), marca histórica em defesa do ensino público para todos, que o consolidou com o título de ‘Padre Educador'”, disse o governo em nota.
Velório e sepultamento
O velório de padre Sátiro começará no Colégio Diocesano Santa Luzia (Ginásio Padre Sátiro Cavalcanti Dantas – Carecão), a partir das 16h desta segunda-feira. Às 20h será realizada uma missa.
Às 6h desta terça-feira (28), será feito o translado do Carecão até o Santuário de Santa Clara, no conjunto Dom Jaime Câmara. Às 9h, será realizada outra missa.
Com informações do G1RN.