RN recebe mais de 1.000 policiais para reforçar combate a atos criminosos
A violência e os atos criminosos no Rio Grande do Norte estão diminuindo, graças à ação cada vez mais forte e à intensificação do patrulhamento nas ruas da capital, na região metropolitana e também no interior. Mais de 1.000 policiais – homens e mulheres da Força Nacional, de estados vizinhos, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Penal Federal – estão em território potiguar ajudando as forças de segurança do estado e dos municípios.
Atualmente, todo o efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Perícia está empregado no trabalho ostensivo, preventivo, de investigação e perícia. As forças de segurança pública que atuam no RN somam mais de 10 mil homens e mulheres.
Com o reforço enviado pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional da Segurança Pública (SENASP), além da colaboração e apoio dos estados do Ceará, Paraíba e Pará, o estado conta com um efetivo superior a 11 mil agentes da segurança pública aptos a combater a criminalidade. Além disso, cinco helicópteros, incluindo o Potiguar 01, atuam somados à força humana e aos equipamentos e automóveis.
Os atos criminosos no Rio Grande do Norte começaram na madrugada da última terça-feira (14), e ao longo daquele dia, foram 104 registros, entre atos tentados e consumados; já ao final deste sábado (18), foram contabilizados 15 crimes, o que representa uma queda de 85,5%. Após cinco dias, o RN contabiliza 273 atos criminosos, somando casos tentados e consumados. Os dados são computados e consolidados pelo Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional – Nordeste e pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da SESED/RN.
Até o momento, 117 suspeitos foram presos, além das apreensões de 34 armas de fogo, 98 artefatos explosivos, 26 galões de combustíveis, motos e carros, dinheiro, drogas, munições e produtos de furto.
Fonte: Assecom/RN.