Sinalização no entorno da Arena das Dunas passa por mudança
A sinalização do entorno da Arena das Dunas, em Lagoa Nova passará por mudanças nos próximos dias. Após o estudo, a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Natal irá ajustar a sinalização para atender às demandas de acesso à Arena e adjacências.
De acordo com o diretor de Engenharia de Trânsito da STTU, Carlos Milhor, as passarelas próximas não atendem a todos os movimentos de pedestres e ciclistas que usam as vias, tornando necessária uma melhor sinalização dos trechos onde eles circulam.
Para isso, a STTU está implantando faixas elevadas de pedestres e sinalização de velocidade na região, limitada a 50 km/h. O primeiro trecho contemplado fica na altura da Escola Régulo Tinôco e atende tanto às pessoas que se deslocam para a Arena quanto para a Prudente de Morais. Para quem se desloca no sentido Centro/Candelária, está sendo implantada uma faixa de pedestre elevada na esquina da Lima e Silva para acessar o outro lado da via, passando por baixo do viaduto. Já para quem entra na cidade e se desloca pela BR 101 Sul e acessa o complexo do 4º Centenário, encontrará faixa de travessia e sinalização de velocidade a 50 km/h na altura do túnel da Lima e Silva.
Além disso, a obra envolve uma série de melhorias nas calçadas, ciclovias e arranjos geométricos da via. O acesso de quem vem de Candelária e vai à direita em direção à BR 101 também será alterado, contando com um acesso próprio que reduzirá interseções e conflitos, causando a segurança e o fluxo. Neste trecho, os pedestres e ciclistas contarão com uma calçada compartilhada.
As passagens elevadas de pedestres ficam situadas à altura das calçadas e funcionam como uma extensão delas, oferecendo além da sinalização, um fator físico para redução de velocidade. Assim, elas oferecem mais segurança para quem precisa fazer a travessia da via.
Segundo Carlos Milhor, o projeto contempla palavras-chave da mobilidade urbana atual, como segurança viária, redução da velocidade, visão zero de acidentes com mortes no trânsito e está dentro do programa Movimento Pela Vida.
Fonte: Portal da Tropical.