Quase 2 mil crianças em Natal ficam sem vaga em creche após sorteio da prefeitura

A Prefeitura do Natal realizou nesta sexta-feira (10) o sorteio para definir quais crianças poderão ser matriculadas em creches da rede municipal de ensino para o ano de 2023. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 1.707 crianças ficaram sem vaga.

Ao todo, 5.230 crianças foram inscritas para participarem do sorteio. Mas só foram disponibilizadas 3.613 vagas para quatro etapas: Berçários I e II e Níveis I e II, que abrange crianças de até 3 anos e 11 meses e 29 dias de idade. Com isso, o déficit de vagas em relação à demanda das famílias da capital potiguar foi de 32%.

O problema da falta de vagas em creches é recorrente em Natal. No ano passado, quase 5 mil crianças foram inscritas pelos pais e responsáveis, e faltaram vagas para 836 crianças.

Neste ano, os pais e responsáveis tiveram 9 dias para se inscreverem no sorteio: entre 23 de fevereiro e 3 de março.

Apenas novas matrículas foram aceitas. Os estudantes que já tinham vaga no ano passado já tiveram rematrícula garantida. Alunos com deficiência tiveram prioridade na matrícula, entre os meses de novembro e dezembro.

Para efetivar a matrícula dos estudantes sorteados, os pais ou responsáveis deverão se dirigir às respectivas unidades de ensino portando os documentos necessários no período de 10 a 15 de março. As aulas estão previstas para começar no dia 21 de março.

Em entrevista ao portal G1, a secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, reconheceu a deficiência da rede. Ela afirmou, contudo, que a gestão municipal deverá abrir cerca de 1,2 mil vagas ao longo do ano.

“Nós vamos entregar cinco CMEIs novos, prédios novos, que vão substituir prédios que não são bem adequados e, com isso, nós vamos abrir mais ou menos 1.200 vagas para a etapa creche nas quatro zonas da cidade de Natal. Fora que há pais que se mudam, vão para outro endereço e preferem tirar a criança. Quando surge essa vaga, nós chamamos os suplentes. Por exemplo, no ano passado, 2022, dos oitocentos que ficaram fora, nós conseguimos chamar 500”, afirmou.

 

Fonte: Portal da 98 FM.

Deixar uma resposta